Os aparelhos ortodônticos autoligados têm como principal característica a diminuição do atrito durante a movimentação dentária, pois os bráquetes possuem "tampinhas metálicas" e os fios ficam posicionados dentro dos bráquetes durante o tratamento, permitindo um melhor aproveitamento da capacidade do fio, pois não há quase atrito entre as duas superfícies, fio-slot do bráquete. Estes aparelhos ortodônticos são fixos aos dentes com sistema de adesão resinoso. São compostos por bráquetes metálicos ou estéticos que possuem uma presilha flexível metálica, como uma tampa, que prende o fio ortodôntico metálico na canaleta (slot) do bráquete. Com essa estrutura, não há necessidade do uso das ligaduras elásticas, que são as famosas "borrachinhas coloridas", durante o tratamento.
A técnica utiliza uma sequência de fios metálicos que foram desenvolvidos pela NASA. As forças produzidas pelos fios "inteligentes", fios termoativados, são leves e contínuas e o movimento dentário ocorre mais rapidamente pela diminuição da resistência à movimentação. A sensibilidade dolorosa também é minimizada devido ao sistema de forças produzidas no sistema autoligado e o tempo de tratamento torna-se menor, quando comparado aos sistemas convencionais que utilizam ligaduras elásticas. A ortodontia realizada em crianças em fase ideal e em adultos, é uma boa opção de tratamento para a correção das maloclusões dentárias que podem acarretar sérios problemas ao equilíbrio funcional das diversas estruturas envolvidas como dentes, arcos dentários, articulações e muito mais.
A Cpecoraro possui vários tratamentos odontológicos para facilitar suas necessidades e deixar com um sorriso bonito e saudável.