A ATM é a abreviatura da articulação temporomandibular que se localiza entra a mandíbula e o crânio à frente das orelhas e dos dois lados, direito e esquerdo. A disfunção das articulações temporomandibulares é conhecida como DTM que se refere às anormalidades e alterações da ATM e dos músculos da mastigação. Não existe uma causa específica para disfunção da ATM, mas alguns fatores podem estar relacionados a hábitos como o bruxismo, o apertamento dental, mascar chicletes, roer as unhas, as maloclusões dentárias e até mesmo a predisposição genética em casos crônicos, podem corroborar para o problema.
Os sintomas mais frequentes são a dificuldade nos movimentos de abertura e fechamento da boca, limitação dos movimentos, sensação dolorosa, ruídos nas articulações, travamento da mandíbula, cansaço muscular para mastigar, dores de cabeça e outros desconfortos. A disfunção temporomandibular pode causar muito desconforto aos pacientes e devido à complexidade anátomo-funcional é necessário realizarmos um estudo detalhado para um correto diagnóstico do problema.
A articulação temporomandibular ATM, é responsável pelo relacionamento da mandíbula com o complexo craniofacial. Essa articulação é flexível, permitindo que você realize diversos movimentos como abrir e fechar a boca, a fala e a mastigação. Os músculos que atuam e mantêm o equilíbrio dessa articulação são próximos a ela e responsáveis por controlar a posição e os movimentos da mandíbula.
A disfunção temporomandibular ocorre com maior frequência em mulheres, sendo a proporção de 9 mulheres para 1 homem e com relação a idade, a faixa etária de maior incidência é entre 30 e 40 anos. Os tratamentos de eleição são os mais conservadores atualmente, apresentando excelentes resultados e o profissional indicado para esses tratamentos é um cirurgião-dentista, habilitado para este tipo de tratamento.
A Cpecoraro possui vários tratamentos odontológicos para facilitar suas necessidades e deixar com um sorriso bonito e saudável.