Erosão ácida do esmalte é a perda de estrutura dentária, no caso o esmalte, por ação de substâncias ácidas presentes nos refrigerantes, doces, sucos e até mesmo em alimentos saudáveis como algumas frutas. O esmalte dentário é composto por minerais que, quando em contato com substâncias ácidas promovem a desmineralização do esmalte, ou seja, por meio de reações químicas o esmalte perde seus minerais para o meio ácido, ocorrendo o que chamamos de erosão.
Para minimizar os efeitos dos agentes agressores ao esmalte, podemos tomar alguns cuidados como diminuir a ingestão de refrigerantes e doces, ingerir os sucos com canudos para que tenham menos contato com a superfície dentária e escovar os dentes pelo menos uns 15 minutos após a refeição o ideal seria aproximadamente, uma hora para permitimos que a saliva exerça sua função de proteção.
A saliva é uma defesa natural do nosso organismo que ajuda a neutralizar a ação dos agentes causadores da erosão ácida e devolver o equilíbrio natural à boca, permitindo a recuperação do esmalte dentário, entretanto, como o processo é lento, se a ingestão de substâncias ácidas ocorrer com frequência, o dente não terá tempo de se recuperar. Atualmente, alguns tratamentos com produtos específicos para esse problema são bem eficientes. Consulte um cirurgião-dentista para este tipo de problema.
A Cpecoraro possui vários tratamentos odontológicos para facilitar suas necessidades e deixar com um sorriso bonito e saudável.